• Image

Envelhecimento da pele

Senescência é o termo científico para o envelhecimento. Com a idade, e com a exposição solar crónica, as rugas aparecem, a pele perde a sua elasticidade, torna-se mais fina e mais seca e os vasos sanguíneos mais visíveis. Os poros podem aumentar de tamanho e podem surgir manchas.

O que é o envelhecimento da pele?

O cabelo torna-se branco, pode cair, especialmente nos homens, ou crescer em áreas indesejadas, como o buço (mulheres) e orelhas (homens). Ocorre também uma perda de volume na face e redistribuição de gordura. A contração muscular pode causar rugas permanentes e profundas em determinadas áreas, como as linhas glabelares entre as sobrancelhas, dando uma aparência cansada, preocupada ou mesmo zangada.

Os danos solares causados pela exposição excessiva ao sol e à radiação UV aceleram o processo de envelhecimento da pele. As rugas aparecem mais pronunciadas, em idades mais precoces. Os sinais mais comuns do fotoenvelhecimento são manchas castanhas e pigmentação irregular da pele, especialmente em pessoas com pele mais clara. Para além disso, com o avanço da idade, podem surgir queratoses actínicas (lesões pré-cancerígenas) nas áreas mais expostas (rosto, couro cabeludo, mãos, pernas, lobos das orelhas).

 

Técnicas anti-envelhecimento e métodos de prevenção

Atualmente, existem várias soluções terapêuticas que podem ajudar a prevenir ou corrigir os sinais de envelhecimento da pele.

  • A pele seca é tratada com agentes hidratantes (aplicados externa ou internamente).

  • Os “fillers” reduzem os sinais de envelhecimento da pele ao preencherem as rugas. Se as rugas se devem à contração muscular repetida, são tratadas com toxina botulínica (relaxante muscular).

  • O contorno e o volume faciais podem ser corrigidos com “fillers” ou transplantes de gordura.

  • O tónus ou firmeza da pele é melhorado recorrendo a lasers, peelings químicos, dermoabrasão ou terapia fotodinâmica.

  • Os pelos indesejados são removidos com laser, enquanto o transplante capilar corrige a perda de cabelo.

  • Os vasos sanguíneos visíveis são tratados com laser, eletrocauterização ou microescleroterapia.

  • O fotoenvelhecimento pode ser prevenido através do uso de roupas/ chapéu que protejam do sol e de protetor solar.

  • As alterações na pigmentação são tratadas com agentes despigmentantes ou peelings químicos.

  • As queratoses actínicas são tratadas com crioterapia, agentes tópicos ou terapia fotodinâmica.


Soluções médicas de estética corretiva: pequenas mudanças fazem uma grande diferença!

Hoje em dia a aparência conquistou um lugar de destaque na nossa sociedade, e mais do que nunca, temos um papel ativo no seu controlo. As grandes mudanças e os milagres já não são o pretendido. Em vez disso, são preferidos resultados mais subtis e elegantes. Assim, surge cada vez mais a necessidade de adaptar técnicas de estética corretiva a cada pessoa, garantindo eficácia e um tempo de recuperação e riscos mínimos.

A Galderma oferece produtos eficazes e seguros utilizados em procedimentos estéticos, incluindo “fillers” para preenchimento de rugas, lábios e correção do contorno e volume faciais/ corporais.

Na Galderma, acreditamos que as soluções estéticas e corretivas se traduzem em bem-estar e autoestima, ao mesmo tempo que realçam o melhor que cada um tem, e isso vê-se!

Siga-nosFollow us on twitter Follow us on Linkedin

Responsabilidade Corporativa

Uma comunidade responsável pela dermatologia

Descubra algumas das iniciativas nas quais estamos envolvidos em todo o mundo

Ler mais

Vídeo

Dedicados ao futuro da dermatologia

Ver todos os vídeos