• Image

Você está aqui » Focados na dermatologia » Pele seca

Pele seca

A pele seca resulta da falta de água no estrato córneo da epiderme. São vários os tratamentos para a pele seca, contudo, a compreensão do que a origina é essencial para encontrar o melhor tratamento para cada caso.

O que é a pele seca?

Quando ocorre desidratação do estrato córneo, este perde flexibilidade e torna-se seco, escamoso e pruriginoso. O estrato córneo contém substâncias hidratantes naturais, como a ureia, que retém a água à superfície, impedindo a sua absorção pelas camadas mais profundas. A água é normalmente retida no estrato córneo, por uma camada de sebo que diminui a sua evaporação.

A pele seca quando demasiada água evapora da sua superfície, o que geralmente acontece com o avançar da idade e com lavagens excessivas, pois a água quente e o sabão podem remover os óleos naturais da superfície da pele.

Tratamento da pele seca

Os emolientes (presentes em loções e cremes hidratantes) são o tratamento standard para a pele seca, pois hidratam e suavizam a pele. Estes agentes devem ser aplicados frequentemente para serem eficazes.
No entanto, os emolientes não são todos iguais. Podem conter uma grande variedade de ingredientes, sendo que diferentes tipos de pele respondem também de forma diferente aos emolientes.

Siga-nosFollow us on twitter Follow us on Linkedin

Responsabilidade Corporativa

Uma comunidade responsável pela dermatologia

Descubra algumas das iniciativas nas quais estamos envolvidos em todo o mundo

Ler mais

Vídeo

Dedicados ao futuro da dermatologia

Ver todos os vídeos