• Image
  • Image
  • Image
  • Image

Desenvolvimento sustentável

A Galderma é responsável por responder às necessidades dermatológicas dos pacientes, respeitando ao mesmo tempo o meio ambiente. Os processos de fabrico da empresa baseiam-se não só no desenvolvimento sustentável, mas também nas seguintes ações: redução das emissões de gases de efeito estufa e resíduos de processamento.

O centro de produção Baie d' Urfé, no Canadá, tem um programa de desenvolvimento sustentável pró-ativo, com o objetivo de reduzir os gases de efeito estufa (GEE). Em 2008, foram instalados painéis solares para aquecer o ar exterior que é usado para ventilar as instalações. Além disso, uma caldeira de vapor elétrica complementa as necessidades energéticas do centro, reduzindo as emissões de GEE até 500 toneladas métricas. Estas medidas de poupança de energia também foram aplicadas no processo de produção.

 

Envolvimento ativo dos colaboradores

O centro de produção do Canadá preocupa-se também com os resíduos gerados: para reduzir o número de caixas de papelão, os produtos da marca Cetaphil são distribuídos sem recurso a caixas de cartão. Desta forma, poupam-se mais de 110 toneladas de papelão por ano. Os funcionários estão também ativamente envolvidos na redução destes resíduos. São realizadas campanhas anuais de recolha de resíduos perigosos e existe um sistema de partilha de carro entre os funcionários da Galderma, que incentiva o seu compromisso em proteger o meio ambiente. Estas ações permitiram a certificação ISO 14001 ao centro de produção Baie d' Urfé.

Design ecológico das embalagens

Quando planeado o design das embalagens, são considerados os fatores ambientais desde a primeira fase de desenvolvimento. Isto significa, que o impacto ecológico dos produtos Galderma é avaliado em todo o seu ciclo de vida - desde a produção até à reciclagem. Os centros de produção de Alby-sur-Chéran e Baie d' Urfé, estão a aplicar esta abordagem. O trabalho conjunto com os fornecedores de embalagens em Alby-sur-Chéran permitiu reduzir o peso das embalagens em oito por cento, o que equivale a uma redução de seis toneladas de plástico por ano. O design ecológico passou a ser aplicado de forma sistemática no desenvolvimento de todas as embalagens.

Energia sustentável

O centro de produção da Galderma em Uppsala, Suécia, utiliza bombas de calor e calor térmico para o aquecimento e arrefecimento da parte principal dos edifícios. Grande parte das instalações são aquecidas através de uma fonte de eletricidade hidroelétrica. A primeira instalação de bombas de calor em 2004, permitiu uma redução da emissão de carbono de 200 toneladas por ano. Hoje, 56% da área do centro é aquecida por energia térmica. Em 2011, o centro de produção em Uppsala conduziu um teste piloto para substituir todas as lâmpadas halógenas por lâmpadas LED. O consumo de energia foi reduzido em mais de 90% e as lâmpadas LED duraram 5 vezes mais do que as de halogéneo.

Certificação

A qualidade e a segurança são a chave para o sucesso. Para além disso, as boas Práticas de Fabrico (BPF) são a base de todas as operações que ocorrem nos centros de produção da Galderma.
Os vários departamentos de Garantia de Qualidade validam todos os processos de fabrico dos centros de produção e auditam empresas subcontratadas e fornecedores. De forma a atingir os padrões de qualidade exigidos pela Galderma, as equipas de produção respeitam as normas de boas práticas, definidas pelas várias Autoridades nacionais de saúde implicadas, como a de França (Ansm), Estados Unidos (FDA), Brasil (ANVISA), Canadá (Canada Health ), entre outras autoridades de saúde.

Além disso, os centros de produção Alby -sur- Chéran, Baie d' Urfé e Uppsala são certificados com a ISO 14001 (norma ambiental ) e os seus sistemas de segurança têm a certificação OHSAS 18001. A certificação mais recente, ISO 13485, abrange dispositivos médicos.

Os centros de produção da Galderma são certificados. O que significa?

A ISO 14001 é uma norma dirigida à gestão ambiental. Foi introduzida pela primeira vez em 1996, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental dos centros de produção. A ISO 14001 é um padrão de referência, com 18 requisitos específicos divididos em seis áreas: Requisitos gerais; política ambiental; planeamento; execução; ações regulamentares e corretivas.

Criada em 1990, a norma OHSAS 18001 é reconhecida a nível global. Esta norma especifica as regras de gestão para garantir saúde e segurança no trabalho dentro de uma empresa.

A norma ISO 13485 especifica os requisitos de sistemas de gestão de qualidade para dispositivos médicos. Não é obrigatório para a comercialização de produtos médicos, no entanto, esta certificação simplifica a rotulagem CE para os produtos da empresa.

Siga-nosFollow us on twitter Follow us on Linkedin

Responsabilidade Corporativa

Uma comunidade responsável pela dermatologia

Descubra algumas das iniciativas nas quais estamos envolvidos em todo o mundo

Ler mais

Vídeo

Dedicados ao futuro da dermatologia

Ver todos os vídeos